CELINA GUIMARÃES, PRIMEIRA ELEITORA DO BRASIL

quarta-feira, 10 de março de 2021

CELINA FEZ APELO AO SENADO PARA QUE TODAS AS MULHERES TIVESSEM O DIREITO AO VOTO

 



Não há qualquer exagero em afirmar que o pioneirismo da professora Celina Guimarães em Mossoró, com a conquista do direito de votar, marcou a luta das mulheres pelo direito de exercer a sua cidadania. Celina, inclusive, tão logo recebeu o registro eleitoral, fez um apelo ao presidente do Senado Federal para que todas as mulheres tivessem o mesmo direito.

No telegrama enviado, lia-se: “Pelo nome mulher brasileira seja aprovado projeto institui voto feminino amparando seus direitos políticos reconhecidos Constituição Federal – Saudações Celina Guimarães Viana – professora da Escola Normal Mossoró.”

A luta das mulheres, entendia Celina, era de todos, inclusive, tinha no companheiro professor Elyseu Viana o maior incentivador, com quem dividia as vitórias. Fez isso publicamente ao transferir para o esposo o feito do seu registro eleitoral:

“Eu não fiz nada! Tudo foi obra de meu marido, que empolgou-se na campanha de participação da mulher na política brasileira e, para ser coerente, começou com a dele, levando meu nome de roldão. Jamais pude pensar que, assinando aquela inscrição eleitoral, o meu nome entraria para a história. E aí estão os livros e os jornais exaltando a minha atitude. O livro de João Batista Cascudo Rodrigues - A Mulher Brasileira - Direitos Políticos e Civis - colocou-me nas alturas. Até o cartório de Mossoró, onde me alistei, botou uma placa rememorando o acontecimento. Sou grata a tudo isso que devo exclusivamente ao meu saudoso marido.”

Após o despacho do juiz eleitoral Israel Ferreira Nunes, lhe concedendo o direito de votar, Celina Guimarães passou a conscientizar as mulheres sobre a importância do voto. Elaborou um texto, imprimiu-o em forma de panfleto e distribuiu junto às mulheres, solicitando a todas que fossem votar. No material, Celina reiterava que tal ação contribuía para o progresso de Mossoró.

FONTE - JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STPM DA RESERVA REMUNERADA DA PMRN - JOTA MARIA, MOSSOROENSE, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES, COM MAIS DE 2 NIL LINKS

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

CELINA DE AMORIM GUIMARÃES

  Celina de Amorim Guimarães nasceu em Natal, a 15 de novembro de 1890. Era filha de José Eustáquio de Amorim Guimarães e Eliza de Amorim ...